Brincar é mais do que brincadeira

Com os livros da quinta 123 e casa das formas, brincar é aprender!

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw203074f7/site/13-Conselhos/Artigos/Brinquedos/009778_000_190704_02.jpg

Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança

O livro eletrónico é um brinquedo sensorial, pois estimula vários sentidos do bebé: a visão, a audição e o tato.


Brincar com este livro estimula o desenvolvimento cognitivo da criança, no sentido em que a criança associa os sons às imagens e aí desenvolve-se o seu cérebro.

Criam-se mais ligações neuronais e daí desenvolve-se a memória da criança e a sua linguagem. A criança vai aprendendo palavras novas à medida que brinca, à medida que o adulto vai falando com ela e conversando sobre as imagens dos livros.


Com estes livros a criança desenvolve também a sua motricidade fina, ao virar as páginas, com ou sem o auxílio dos pequenos orifícios das páginas onde encaixam os pequenos dedos da criança, e ainda ao carregar nos botões para ouvir os sons.

Análise Psicológica

Estes são livros resistentes para as pequenas mãos explorarem e as pequenas grandes mentes aprenderem.

Os desenhos coloridos e de linhas arredondadas são muito apelativos ao olhar do bebé, convidando-o a explorar página a página. O bebé fica contente quando percebe que é ele que faz o som surgir quando carrega no botão. Esta noção de que é capaz, dá-lhe mais confiança para continuar a explorar e aprender.

O livro casa das formas, mostra as várias partes de uma casa o que apela também para as vivências diárias da criança, podendo o adulto falar sobre as partes da casa onde acontecem as rotinas diárias da família, e assim fortalecer o sentimento de pertença, confiança e segurança muito importantes para o desenvolvimento da criança.


Contar histórias ao bebé/criança é uma prática que desde cedo despertará o gosto pela leitura, para além de ser mais um momento em que se constrói a relação afetiva segura entre adulto e criança.


Sabia que...

Ainda antes de conseguir falar a criança é capaz de comunicar através de gestos simples e sons que servem de “trampolim” para a palavra falada?

Tal como o gatinhar não atrasa a aquisição da marcha, também o uso de sinais para comunicar não atrasa a aquisição da linguagem?

Ler com o bebé / criança promove o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e fortalece o vínculo afetivo?

Dicas de brincadeiras

Os adultos podem incentivar a criança a repetir os sons dos animais e ainda fazer gestos correspondentes para reforçar a aprendizagem e facilitar a memorização.


Podem divertir-se a inventar gestos para os animais, e a diversificar os sons dos animais, ora mais graves ora mais agudos, mais rápido ou mais lento...

E conseguem ainda adicionar uma música inventada por vocês? Pode ser comum a melodia que gostem especialmente e basta ter uma forma simples e repetitiva para a criança gostar e pedir para repetirem vezes sem conta! Essa exploração vai fazer com que o adulto se aperceba mais das preferências da criança, e esta por sua vez, verá o seu adulto em diferentes registos divertidos que lhe ficarão na memória.


Brincar com livros é também oportunidade para inventar e criar histórias únicas e especiais, incluindo até personagens familiares, ocasiões do dia-a-dia da criança e quem sabe até ouvir acriança a dar alguma sugestão.