KIT PSICOMOTRICIDADE

de Carolina Almeida Canto - Psicóloga

Brincar é liberdade de movimento

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Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança

O kit psicomotricidade é um brinquedo muito versátil, composto por 18 peças, que permitem várias configurações, vários desafios motores e muitas brincadeiras que estimulam o desenvolvimento global da criança entre os 18 meses e os 5 anos.


Ao nível motor, destacaria a capacidade de planeamento motor. Perante o desafio, a criança a partir dos 18 meses, será capaz de organizar os seus movimentos e ajustá-los aos obstáculos em questão, seja passar por cima, por baixo, por dentro, etc.


Nesse sentido, a criança desenvolve a força nos seus membros superiores e inferiores, ganha mais equilíbrio e coordenação bilateral.


Para as crianças a partir dos 3 anos, os desafios comportam também o estímulo da pontaria e o foco no objetivo, a par das outras competências motoras já mencionadas.


Ao nível cognitivo, este kit multi atividades vai permitir à criança desenvolver a sua consciência espacial, por exemplo, quando tiver que passar por baixo de uma barra horizontal, ou quando quiser contornar uma barra vertical.


Acredito também que pela sua versatilidade, este brinquedo estimula a criatividade nas crianças. Sobretudo para as mais velhas, que podem querer construir sozinhas os percursos de obstáculos e podem dar ideias de jogos a fazer com as diferentes peças.


O desenvolvimento cognitivo da criança com 18 meses caracteriza-se pela compreensão de novos conceitos enquanto brinca. A criança nesta idade é uma pequena cientista, que gosta de explorar e experimentar, tocando, trepando, agarrando; e é pelo movimento e através do que o adulto diz à criança que ela aprende mais sobre novos conceitos, como dentro e fora, alto e baixo…


A brincadeira com este kit psicomotricidade vai proporcionar à criança aprender mais sobre esses conceitos e desenvolver a sua linguagem.


No âmbito do desenvolvimento social, nas crianças a partir dos 3 anos, podemos referir a capacidade da criança partilhar o espaço e os objectos (bola, arco) com outras crianças ou adultos, assim como a sua capacidade de compreender regras simples do jogo que decidam fazer em conjunto (capacidade de diálogo e cooperação).

Análise psicológica

Este brinquedo por ser versátil e composto por variadas peças que podem ser combinadas de variadas maneiras, dá muita liberdade à criança para brincar como mais gosta, seja no interior ou no exterior de casa.


Há muito espaço para a criança explorar e criar as suas brincadeiras, seja para a criança de 18 meses que gosta de passar por baixo e por cima e que gosta de procurar objetos, ou para a criança de 2 anos que vai gostar de estar num mundo imaginário e brincar ao faz de conta, e até para a criança de 4 anos que já gosta de desafios de equilíbrio e da contagem das bolas que consegue encestar.


Em qualquer uma destas idades este kit psicomotricidade será uma porta aberta para a brincadeira livre, permitindo ao adulto sentir o ritmo único da sua criança.


Mesmo num percurso montado pelo adulto, que propõe à criança experimentar, é uma oportunidade do adulto observar a forma como a criança se aproxima do desafio e como se posiciona para ultrapassar os obstáculos, sendo um observador próximo a ajudar, se necessário, mas sem interferir com a forma natural como a criança explora e brinca.


Ao longo do desenvolvimento da criança o adulto poderá observar a evolução do comportamento social da criança enquanto brinca, desde o comportamento desocupado ao cooperativo, passando por 6 estágios. Entre os 3 e os 5 anos, o mais comum é observar-se a passagem pelos estágios paralelo, associativo e cooperativo. O comportamento solitário tende a desaparecer, pois a criança desenvolve as suas habilidades sociais e de comunicação interagindo cada vez mais com os seus pares.

Sabia que...

A criança aprende mais por modelagem (imitação do modelo de referência), ou seja pelo exemplo, do que pelo que lhe dizem?

 

A brincadeira livre, em que a criança é a protagonista, traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento global, nomeadamente a autonomia, a criatividade e o auto-controlo.

Dicas de brincadeiras

Para as crianças entre os 18 e os 24 meses:

Colocar as peças em percurso de obstáculos para a criança se movimentar em diferentes níveis (mais altas ou mais baixos, mais largas ou mais estreitas) e de diferentes maneiras (a rastejar, a gatinhar, a andar ou saltar) permitindo-lhe ter várias perspectivas no seu campo visual.


Acrescentar outros elementos, como as bolas e os arcos, para enriquecer a brincadeira. Lançar a bola por baixo ou por cima da barra horizontal, e reforçar os conceitos “por cima”, “por baixo”, “rolar”.


Com os arcos, podem brincar ao “dentro e fora”, colocando a bola dentro ou fora do arco pousado no chão ou com o arco na mão como um cesto de basquetebol, incentivar a criança a encestar. E festejar!


Para as crianças entre os 2 e os 3 anos:

Juntar algum imaginário à brincadeira, como por exemplo, quando rastejam fazê-lo como uma cobra ou como um crocodilo. E se forem saltar a pés juntos por cima de uma barra? Podem ser um coelho ou um canguru?


Colocar os arcos no chão e imaginar que são uns nenúfares para o sapo saltitar.


Os arcos também podem ser as pedras num rio, sobre as quais temos que passar para não molhar os pés, ou até molhar e sentir a água fria!


Para as crianças entre os 3 e os 5 anos:

Fazer o percurso a andar para a frente, de costas, deslocar-se de lado, a pés juntos e até de olhos vendados, com a ajuda de um adulto ou outra criança a dar indicações.


Tentar transportar a bola ou o arco, nas costas ou na barriga, enquanto rastejam de barriga para baixo ou de barriga para cima, ao longo do percurso.


Tentar girar o arco nos braços, no pescoço, nos pés.


E acrescentar mais emoção à brincadeira? Use os arcos para fazer um jogo de “adivinha qual a emoção?”. A criança segura o arco em frente ao seu rosto, como se fosse uma moldura, e faz uma expressão facial para que o adulto (ou outra criança) adivinhe qual a emoção correspondente, e depois invertem papéis.