Hora de vestir

Como escolher o sapato certo

O calçado desempenha um papel importante no desenvolvimento fisiológico dos pés, pelo que devemos escolhê-lo bem.

os-primeiros-sapatos-do-bebe-chicco-observatorio

Os pés têm um papel essencial no desenvolvimento das crianças, sendo muito mais do que um mero apoio da posição ereta. Deste modo, os primeiros anos de vida são um momento importante para a prevenção de problemas nos pés durante a vida adulta. Daí que seja essencial usar sapatos que respeitem o desenvolvimento fisiológico dos pés.

Para cada idade, o seu sapato

Em cada fase da vida, logo que o bebé começar a gatinhar e a dar os primeiros passos, é essencial usar sapatos que respeitem o desenvolvimento fisiológico dos pés, favorecendo a aprendizagem gradual do movimento correto do passo.

Como escolher o tamanho do sapato

O tamanho do sapato da criança deve ser o adequado e é necessário escolher um sapato flexível para não comprimir o pé. Tendo em conta o rápido crescimento do pé da criança, de forma geral, durante um ano o número do sapato pode crescer até dois tamanhos.

No passado, as nossas avós punham o polegar entre o dedo grande do pé e a ponta do sapato, para verificar o espaço que sempre deve ficar: esta regra pode revelar-se muito útil para medir o tamanho do sapato. De três em três ou de quatro em quatro meses deve verificar o tamanho porque o pé está em evolução constante.

É melhor evitar sapatos usados

Os especialistas de Ortopedia Pediátrica aconselham a que não reutilize sapatos de irmãos mais velhos porque o calçado utilizado pela criança por dois ou três meses assume a morfologia do seu pé.

Só deve reutilizar os sapatos dos irmãos mais velhos se tiverem sido pouco utilizados. Em caso de dúvida, dê preferência a sapatos novos.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação