Hora de vestir

Sugestões para a escolha certa do sapato

Leia as nossas sugestões para escolher o sapato certo que respeite o crescimento fisiológico do pé da criança, acompanhando-a nos primeiros passos à descoberta do mundo.

para-cada-idade-o-seu-sapato-chicco-observatorio

Nos primeiros meses antes de a criança iniciar a suas primeiras experiências motoras, o sapato tem apenas um valor estético e de proteção do pé do frio das colisões. Quando a criança cresce, o sapato torna-se cada vez mais importante, pois tem de permitir-lhe apoiar o pé de forma confortável, favorecendo a aprendizagem gradual do movimento correto de cada passo.  

Existem algumas características que deve ter em atenção para escolher o sapato certo para o bebé, desde o nascimento, aos nove ou doze meses.

Como escolher o sapato nos primeiros meses

Nos primeiros meses de vida, considerando que o sapato terá essencialmente um valor estético e de proteção, o mais importante é o material utilizado na sua confeção.

O sapato dos primeiros meses deve ser flexível, leve e fabricado com materiais macios que deixem respirar o pé. De forma arredondada, deve permitir os movimentos do pé e deve ter uma abertura larga para facilitar a entrada do pé.

Como escolher o sapato aos 9 meses

Por volta dos 9 meses, quando o bebé começa a gatinhar e a explorar o mundo que o rodeia, deve escolher um sapato especialmente flexível e sensível às superfícies onde o bebé se vai apoiar para não dificultar os movimentos do pé.

É, por isso, importante escolher um sapato leve com uma sola macia que seja especialmente flexível nos pontos certos e adequada aos movimentos naturais do pé quando o bebé se move e gatinha.

Como escolher o sapato aos 12 meses

Por volta dos doze meses, ou um pouco mais tarde, a criança começa a dar os primeiros passos experimentando uma nova forma de autonomia. Ao dar os primeiros passos, o primeiro estímulo é na planta do pé, fortalecendo os músculos e desencadeando a formação correta do arco plantar. É neste momento que a criança aprende gradualmente a dinâmica da marcha.

Nesta idade é importante optar por um sapato flexível com uma palmilha que estimule delicadamente a planta do pé, como acontece quando a criança caminha descalça sobre superfícies irregulares.

A sola do sapato também é importante porque deve acompanhar e favorecer o movimento correto do pé durante o passo. Deve, por isso, ser flexível, com espessuras diferenciadas e estruturas que favoreçam o movimento natural do passo e a flexão fisiológica do pé quando está em movimento.

Tendo em conta que nos primeiros anos de vida o pé da criança é fisiologicamente chato, até aos 3 / 4 anos nunca deve utilizar suportes plantares, se não for especificamente aconselhado pelo pediatra.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação