Sucção do recém-nascido, um consolo

O significado da sucção no desenvolvimento do recém-nascido

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw68ee9465/site/13-Conselhos/Artigos/Succao/SUZIONE_CONSOLAZIONE_1440X810px.jpg

Um ato natural, que o tranquiliza

Para um recém-nascido, chupar é um ato instintivo, capaz de produzir um efeito calmante e relaxante e de acalmar as crises de choro. A sucção estimula a produção de serotonina na criança, uma substância muito importante na regulação do humor e do sono e capaz de promover um estado de calma e serenidade. Por isso, chupar conforta a criança a ajuda-a a relaxar, especialmente antes de dormir.

Como acalmar um recém-nascido, e não só

O mecanismo da sucção te muitos outros efeitos positivos que justificam o uso de chupeta. Além de acalmar um recém-nascido nervoso, o uso da chupeta durante o sono faz parte das recomendações pediátricas para o Sono Seguro e, portanto, também para a prevenção de SMSL. De acordo com as indicações da Sociedade Italiana de Ortodontia, o uso correto de uma chupeta adequada nos primeiros anos de vida da criança estimula a atividade neuromuscular, contribuindo para o desenvolvimento correto dos músculos da face, da língua e de toda a boca.

Uma ajuda para os dentinhos que estão a nascer

Tendo em conta a importância da sucção no desenvolvimento do aparelho mastigatório da criança, é fundamental escolher uma chupeta com tetina ortodôntica, capaz de se adaptar perfeitamente à boca da criança e garantir a posição correta da língua. A pressão correta da língua no palato, especialmente lateralmente, contribui para a criação de espaço suficiente para que a dentição ocorra corretamente.

Quando é recomendável deixá-lo

A chupeta proposta após o início da amamentação pode ser uma aliada preciosa para acompanhar a criança nos primeiros dias de vida. Nessa idade, recomenda-se usar uma chupeta específica para recém-nascidos, pequena e leve. Aos 24 meses, pode-se começar a implementar ações dissuasivas para introduzir a criança a abandoná-la gradualmente. O Ministério da Saúde recomenda retirar a chupeta até aos 3 anos de idade. O importante é utilizá-la de maneira correta, evitando dá-la à criança sempre que ela começa a chorar. De facto, embora a chupeta tenha, entre muitas outras funções, a de acalmar a criança quando ela chora, o choro é a sua forma de comunicar e deve ser ouvido.