COMO EXPLICAR A DIVERSIDADE ÀS CRIANÇAS

Dicas e truques para ensinar as crianças sobre a importância e o respeito pela diversidade

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dw60e6dcc9/site/13-Conselhos/a-diversidade-explicada-as-criancas.jpg

Vivemos num mundo de diversidade. A nossa vida é um entrelaçamento de diferenças, desde cedo estamos dentro de inúmeras diversidades, pensamos dia e noite: não poderia haver dia se não houvesse ambos. As crianças desde tenra idade devem ser ensinadas sobre a importância da diversidade como riqueza e recurso para o crescimento: as diferenças só são assustadoras se não as conhecermos e as mantivermos afastadas.


COMO LIDAR COM A DIVERSIDADE

As crianças notam diferenças porque são observadores atentos: rapazes e raparigas, altos e baixos, magros e gordinhos, desportivos e sedentários, amantes de pizza e gulosos, apáticos e estudiosos, rápidos e lentos, saudáveis e doentes, corajosos e medrosos, de pele clara e escura, italianos e estrangeiros. Fazem perguntas porque são curiosos, querem saber e precisam de adultos que os ajudem a compreender. Para responder às perguntas das crianças, é necessário respondê-las com verdade, honestidade e calma, de forma simples e respeitosa, sem esconder ou fingir. Temos sempre em mente que novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento podem surgir a partir das diferenças.

AS CRIANÇAS IMITAM OS PAIS

Não devemos ser preconceituosos: por isso, é importante deixar os preconceitos, pensar na diversidade como um bem e valorizá-la como um recurso. Explicar respeito e empatia às crianças permite que os pequenos se coloquem no lugar dos outros e sejam gentis de coração. De facto, as crianças imitam os comportamentos dos pais e, se formos os primeiros a dar um bom exemplo, eles aprenderão connosco.

COMO FALAR DE DIVERSIDADE

Fingir que a diversidade não existe é contraproducente para o crescimento das crianças, somos todos diferentes, mas nenhuma distinção deve impedir-nos de nos tornarmos amigos e de nos respeitarmos uns aos outros. Então, como responder às crianças que nos perguntam sobre diversidade? Aqui estão algumas ideias práticas:

  • Comecemos por nós: somos todos únicos, portanto diferentes e especiais. Encontrar duas pessoas iguais é realmente impossível, somos diferentes na aparência, gostos, formas de rir e interesses.
  • Leia contos de fadas onde a diversidade é valorizada: é sempre útil quando se quer iniciar uma conversa e interessar os mais pequenos por esta questão.
  • Incentivemo-los a encontrar diversidade no mundo que os rodeia, por exemplo na natureza, nas magníficas cores das flores ou nas inúmeras espécies de animais, ou nos sons e notas musicais que compõem belas melodias ou nas cores de um arco-íris.

Não somos todos iguais, cada um de nós tem as suas características que nos tornam únicos, há diferenças, elas existem, cada um de nós tem a sua maneira específica de viver e estar "no" mundo e "com" o mundo. É esta forma específica que torna cada um original e irrepetível!