Avião Cody - Aprender a programar - FAQ
Nesta página encontrará informações detalhadas sobre o este brinquedo e como jogar e interagir com o Avião Cody - Aprender a programar, o primeiro tapete educacional da Chicco, dentro da linha educacional Edu4You.
Recomendamos que leia atentamente o manual de instruções incluído na embalagem e somente se não houver respostas para suas perguntas, consulte o guia a seguir.
Coding
O que é programação?
Coding é um termo em Inglês que em Português corresponde a “programação de computadores”, mesmo que não se trate de aprender a escrita da linguagem de programação, mas sim a de proceder à resolução de um problema através da descontrução em fatores mínimos, proporcionando uma série de instruções.
Desta forma. será melhor falar em pensamento computacional, que é uma abordagem particular para problemas mais ou menos complexos e a sua solução. Na prática, não aprende apenas a programar, mas programa para aprender.
Programação éuma linguagem que permite "falar" com o computador ou com o robô. É usada para atribuir tarefas e comandos. Os pequenos programadores precisam de usar a lógica para resolver problemas por meio de uma abordagem lúdica.
Estas crianças são a primeira geração a nascer e a ser criada num mundo digital e precisarão de adquirir as habilidades digitais necessárias para o seu futuro, mas muitas das vezes são levadas pelos efeitos colaterais e negativos da tecnologia.
Não devem correr o risco de se tornarem usuários passivos, e devem interagir com as ferramentas tecnológicas de forma construtiva, antónoma e crítica,
Quais são os efeitos positivos do brinquedo?
Ao brincarem com a programação, aprendem a usar a çógica, resolver problemas e a desenvolver o "pensamento computacional", um processo lógico-criativo que permite decompor um problema complexo em diferentes partes para resolvê-lo de forma mais simples, um passo de cada vez.
Mas a criatividade também se desenvolve, porque cada problema pode ter soluções diferentes, e é justo tentar identificá-las a todas, principalmente ao jogar em grupo, aprendendo a comparar as diferentes propostas.
5 Modos Educacionais e Evolutivos
Como está estruturado o caminho evolutivo e educacional do jogo?
Avião Coding - Aprender a Programar, faz parte da linha de brinquedos educativos Edu4You. É um jogo educativo e evolutivo que orienta a criança na descoberta de animais e países do mundo, ao mesmo tempo que treina habilidades lógicas e cognitivas, desenvolvendo sequências de conceitos e programação.
O percurso formativo foi desenvolvido e definido em colaboração com a ANPE (Associação Nacional dos Pedagogistas Italiana):
MISSÕES E RESPOSTAS
Como posso mudar de missão quando já estou a jogar uma?
É possível interroper a missão a qualquer momento pressionado os botões Vermelho ou Verde no avião.
Se pressionar o Botão Vermelho, o jogo perdirá para que escolha uma carta, para que possa fazer o scan do verso e assim iniciar uma nova missão.
Se pressionar o Botão Verde, o jogo entrará automaticamente em modo "Exploração", permitindo que viaje livremente pelo tapete, visitando os animais e continentes como quiser.
O que acontece se visitar todos os animais e continentes no modo Explorar?
Para não revelar todos os segredos do jogo, se visitar todos os animais e/ou todos os continentes de uma vez, Cody ficará muito contente (ele adora viajar e voar para todos os lugares) e irá recompensá-lo por desbloquear uma Conquista de Jogo.
Desafie os seus filhos mais novos (o modo Exploração é, na verdade, projetado para crianças a partir dos 2 anos de idade), a navegar pelo mundo em menos de 80 dias, vencendo Phileas Fogg, o protagonista do famoso livre "Volta ao mundo em 80 dias".
Porque não posso interromper o avião enquanto ele está a falar?
Por se tratar de um jogo educativo com o objetivo de ensinar as regras e ações em sequência, bem como a capacidade de escuta ativa e de memória, decidimos não permitir no Modo de Missão a possibilidade de interromper as frases do avião com ações. A resposta à pergunta feita pelo avião deve ser dada quando este terminar de falar.
Claro que se a resposta já for conhecida, a criança pode ir ao animal ou continente correspondente, de modo a dar a resposta imediatamente no final da pergunta.
Somente no modo Exploração é possivel interromper as frases do avião quando ele se move em direção a outro ponto de pouso.
Como posso selecionar apenas missões com o mesmo nível de dificuldade ou inferior?
Basta verificar o verso dos cartões. Cada carta possui um número de estrelas, de 1 a 4. Quanto maior o número de estrelas, maior a dificuldade e complexidade da missão proposta. Por exemplo, se uma criança já está familiarizada com o mecanismo das cartas de missão Viajante (3 estrelas) é aconselhável incluir as cartas Missão Descoberta (1 estrela) e Missão Detetive (2 estrelas) no baralho.
Porque é que algumas respostas estão corretas num modo e em outro já estão erradas?
Uma vez que os 5 modos de jogo foram projetados para oferecer um caminho educacional evolutivo, que suporte o crescimento de uma criança entre os 2 e 6 anos, o modo de interação com o jogo também muda de modo para modo.
E se o meu filho já tiver concluído todas as missões?
Antes de mais, parabéns! O Avião Cody é um jogo repleto de conteúdos e missões (mais de 60), que requer o desenvolvimento de habilidades cognitivas para completar todos os desafios.
Para continuar a jogar e a divertir-se com Cody, ficam aqui algumas dicas:
1) Faça scan às cartas de Descoberta e Detetive várias vezes para acessar novos conjuntos de perguntas (no total são 3 conjuntos de 15 perguntas, cada uma associada a ambas as cartas)
2) Tente embaralhar todas as cartas dentro do baralho, de modo a adicionar imprevisibilidade às missões e tente raciocioar com diferentes conjuntos de questões para aumentar a dificulade e tomada de decisão.
3) Selecione o modo Explorar e faça as perguntas ao seu filho. Seja criativo e imaginativo, como:
4) Desligue o jogo e faça as perguntas, fica mais difícil porque não há mais feedback de luz. Mas também pode ser uma excelente oportunidade para discussão, tanto sobre desafios lógicos como sobre animais e povos que vivem no mundo. Por exemplo, jogue o modo de programação de muitas formas diferentes:
PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DA COR DO TAPETE OU PAPÉIS
Porque é que ao fazer scan a uma animal ou continente, o jogo diz o nome de outro animal ou continente?
Este jogo é baseado numa tecnologia de reconhecimento de cores, que associa cada cor de uma carta ou elemento do tapete, respetivamente, a uma missão específica ou a um determinado animal/continente. O sensor está localizado na parte inferior do avião, entre as duas rodas dianteiras.
Se colocar o sensor sobre um animal, e o jogo retorna um nome diferente para aquele animal, significa que o sensor detetou uma cor diferente provavelmente atribuída a outro animal. Para fazer scan a um animal ou continente é preferível posicionar o sensor (consulte a posição das rodas dianteiras para identificar a posição correta) numa área onde a cor seja homogénea e única, de modo a evitar a sobreposição de cores que podem confundir o sensor. Por exemplo: no caso do Leão, sugere-se colocar o sensor na área laranja da crina ou no corpo amarelo para ser sempre reconhecido.
O que significa quando o jogo diz “Este não é o aeroporto correto”, “Tente outro destino”, “Tente outro local de pouso” ou “Não podemos pousar aqui”?
O jogo pronuncia uma destas quatro frases caso a cor lida pelo sensor colocado sob o avião não seja reconhecida. Esta situação é possível em 2 casos:
Porque é que ao fazer scan de um animal ou continente o jogo não diz nada e não o reconhece?
Se ligar o jogo e colocar o avião sobre um animal, continente ou carta, mas o jogo não disser nada e não ativar o feedback resultante, então pode estar estar presente uma das seguintes situações:
1) Certifique-se de que o avião adere bem ao tapete e que não há vincos. Espalhe bem o tapete e evite que alguns vincos impeçam o sensor de adeir completamente à superfície do tapete.
2) Ligou o jogo mas está no modo “Try Me” ("Experimente" no ponte de venda antes de o comprar). Neste modo, o jogo fala e interage, mas o sensor de reconhecimento de cores está desabilitado.
Para alterar o modo, vire o avião e mova o botão para a esquerda em 2 posições (I) Quando a chave está na posição central ou (0), o jogo está desligado.
3) As pilhas estão gastas e precisam de ser substituídas. Remova as pilhas, conforme indicado no manual de instruções, e substitua-as por pilhas novas.
Porque é que uma missão começa quando deixo o avião no tapete?
Algumas cores reconhecidas pelo avião nas cartas de missão são idênticas a cores também presentes no tapete. Portanto, é possível que, uma vez que uma missão seja concluída e o avião permaneça parado no tapete, uma nova missão seja iniciada automaticamente.
A nova missão iniciada é aleatória e, portanto, não é possível verificar o tipo ou o nível de dificuldade asssociado. Portanto, jogar desta forma (iniciando as missões e desafios através de uma scan aleatório das cores presentes no tapete) é recomendado apenas para crianças que já enfrentaram todos os 4 tipos de missões. É também aconselhado que não realize as missões de "Navegação" sem o auxílio da carta, uma vez que nestas missões é absolutamente necessário observar a carta para perceber o caminho a seguir para identificar o misterioso animal.
O avião é capaz de reconhecer os 15 mosaicos direcionais?
Não, as cartas de programação não interagem com o sensor de reconhecimento de cores do avião. No entanto, são muito úteis para planear a rota e programar o caminho a percorrer andes de mover o avião, ajudando a criança a aprender os conceitos des espacialidade, sequencialidade e esquerda/direita.
Porque é que o jogo não reconhece a cor quando coloco o avião na Groenlândia ou nos cascos do elefante?
A cor branca presente no tapete que corresponde à Groenlândia (atrás da Baleia), a alguns elementos nos oceanos e a pequenos detalhes em animais, não é reconhecida pelo avião.
Portanto, ao se posicionar sobre a cor branca, o sensor não irá interagir, pois não reconhece essa cor.