Dentes de leite: quando nascem e sintomas do seu crescimento

Quais os primeiros sinas de que os dentes do seu bebé estão a nascer? E qual a linha cronológica do seu crescimento?

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwa4723ba9/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/denti-bambino-ok.jpg

A dentição é uma fase delicada para os bebés, e também para os seus pais. Aqui estão algumas coisas importantes a considerar quando os primeiros dentinhos começam a aparecer.

Erupção dentária nos bebés: uma fase importante

A chegada dos primeiros dentes do bebé é muitas vezes uma fase ansiosa para os pais. A preocupação começa quando o primeiro dente tarda em aparecer, porque veem o desconforto do seu bebé ou até se a chupeta fará mal aos dentes. Estas preocupações são compreensíveis, mas muitas vezes infundadas, porque cada bebé faz as coisas no seu próprio tempo. Além disso, nem todos os sintomas estão necessariamente relacionados com a erupção dentária.

Crescimento dos dentes do bebé

Dentes de leite: quantos são?


Existem 20 dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite. Cada metade das duas arcadas dentarias tem 5: um incisivo central e um lateral, um canino, um primeiro molar e um segundo molar.


Linha cronológica do crescimento


Os primeiros a espreitar - muitas vezes por volta dos 4 meses - tendem a ser os incisivos centrais superiores (os dentes médios superiores). De seguida, surgem os dentes médios inferiores e os laterais destes. Entre os um e dois anos de idade, é hora dos primeiros caninos e molares aparecerem. Aos três anos de idade, os segundos molares também deveriam ter aparecido.


Mas quando se trata e dentição, os timings estão longe de estar definidos. Pode ser que o primeiro dente do bebé ainda não tenha aparecido até ao seu primeiro aniversário.


Tudo o que precisa para a higiene oral do seu bebé, nesta fase, encontra na secção Primeiros Dentes da nossa loja online!

Sintomas dos primeiros dentes do bebé: provocam febre ao nascer?

Nos dias imediatamente a seguir ao aparecimento dos primeiros dentes, o seu bebé pode sofrer de episódios esporádicos de febre ou diarreia. Ao contrario da crença popular, não há evidencia cientifica que ligue o aumento da temperatura à dentição.


Os sintomas típicos que podem acompanhar um pequeno dente incluem:


  • Grandes quantidades de saliva
  • Gengivas inflamadas e sensíveis
  • Tendência para recusar comida
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para adormecer

Gengivas que precisam de alívio

As gengivas doridas são um sintoma real da dentição, e os pequenos podem procurar aliviar o desconforto colocando as mãos ou objetos próximos na boca. Para evitar que coloquem objetos perigosos, pode optar por lhe disponibilizar mordedores pensados para ajudar nesta fase.


Por outro lado, esfregar as gengivas é, muitas vezes o remédio mais eficaz para problemas de dentição e proporciona o maior alívio. O gelo também funciona para adormecer a área, mas nem todas as crianças gostam. 


Há também massajadores de gengivas disponíveis projetados especificamente para a dentição. Alguns deles também podem ser colocados no congelador para maior alívio. Em alternativa, pode comprar géis especiais especificamente concebidos para higienizar e aliviar as gengivas vermelhas e inchadas. Na Chicco encontra o Kit Primeiros Meses 4m+ e o Kit Gengival Multifunções 4m+ que contêm o gel e o massajador, em simultâneo.


Veja o nosso artigo de sugestões para a higiene cotidiana do bebé para mais informações sobre a higiene oral.