O RECÉM-NASCIDO DE 9 MESES

O grande passo do recém-nascido para criança

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwb53de43d/site/13-Conselhos/Artigos/Desenvolvimento/9_MESI_VITA_DEL_NEONATO_1440X810 (1).jpg

Os 9 meses de vida do recém-nascido representam uma importante fase de desenvolvimento. Durante este tempo, a criança começa gradualmente a desapegar-se da figura materna, mergulhando numa aventura cheia de brincadeiras, exploração, descoberta e comunicação. Vamos dar uma olhada nas principais mudanças do recém-nascido neste momento do seu crescimento.

Como é que o recém-nascido se comporta no nono mês?

Aos 9 meses, o recém-nascido passa por um período intenso de desenvolvimento, tanto físico como cognitivo. A sua visão do mundo é enriquecida e tudo o que o rodeia é visto numa perspetiva totalmente nova. É nesta altura que o seu filho passa de recém-nascido a bebé: já não se limita a observar passivamente o mundo que o rodeia, quer tocar, sentir e interagir com tudo o que o rodeia. Seja a rastejar em direção a um brinquedo brilhante ou a tentar agarrar um objeto fora do seu alcance, o desejo de explorar é insaciável.  

Aos 9 meses, o bebé refina a sua capacidade de seguir o olhar das pessoas e o seu é também mais atento e reativo. Além disso, ele começa a fazer-se entender e pode expressar-se (embora não de forma verbal). 

O bebé já reconhece o seu nome e começa a entender as primeiras palavras simples, como “mãe”, “pai” ou “olá”. Lembre-se de estimular constantemente o seu filho, fale com clareza e articule bem as palavras. O bebé pode ainda não perceber tudo, mas falar com ele é um ótimo treino para o desenvolvimento da linguagem.  

Em suma, o 9º mês é um momento emocionante na vida de um recém-nascido. Cada dia é uma oportunidade para novas descobertas e oportunidades de aprendizagem. Como pai, apoie e incentive estas novas habilidades e lembre-se de comemorar cada meta que alcança come eles! 

Espasmos nervosos em recém-nascidos aos 9 meses: o que são?

Durante este período, não é raro reparar nos chamados “espasmos nervosos” em recém-nascidos. Estes são movimentos súbitos e muitas vezes inesperados que podem manifestar-se sobre a forma de empurrões, contrações ou pequenos espasmos, especialmente durante o sono ou enquanto o bebé está preses a adormecer. Não há razão para ficar alarmado. Estes solavancos nervosos são completamente normais e indicam que o desenvolvimento neuromuscular do recém-nascido está a avançar: estes solavancos, de facto, estão relacionados com a maturação do sistema nervoso e representam uma resposta a vários estímulos, tanto externos como internos.  

Embora possam ser preocupantes, na maioria dos casos estas explosões nervosas são completamente inofensivas e tendem a desaparecer com o tempo. Se se tornarem mais frequentes e levantarem dúvidas, é aconselhável consultar o seu pediatra.

Sono do recém-nascido aos 9 meses: despertares noturnos e rotinas para noites tranquilas

Aos 9 meses, o sono do bebé pode mudar, pois é influenciado por uma série de fatores relacionados com o seu crescimento e desenvolvimento.  

O seu filho está sempre mais ativo e curioso durante o dia, o que pode reduzir a sua vontade de fazer sestas diurnas, uma vez que prefere continuar a brincar. Ao mesmo tempo, à medida que a atividade diurna aumenta, o seu filho pode precisar de dormir mais à noite. A maioria dos bebés de 9 meses dorme 10 a 12 horas à noite.  

No entanto, não é incomum que muitos dos bebés experienciem despertares noturnos. Estes podem ser devidos a vários fatores: 

  • Desenvolvimento físico e cognitivo: o cérebro do bebé está em constante evolução e processamento de novas informações e competências todos os dias. Isto pode afetar o seu sono, tornando-o mais leve ou perturbado.  
  • Sonhos ou pesadelos: à medida que a sua compreensão do mundo se expande, começa a sonhar mais, e estes sonhos, ou por vezes pesadelos, podem perturbar o sono do bebé, levando-os a procurar conforto parental. 
  • Dentição: o aparecimento dos primeiros dentes pode causar desconforto e dor ao recém-nascido, tornando o seu sono mais agitado à noite.  
  • Fome: o seu bebé está a crescer e o estomago dele também se está a expandir, pelo que o bebé poderá sentir fome com maior frequência, fazendo com que acorde durante a noite à procura de comer.  

No entanto, se os despertares se tornarem particularmente frequentes ou se suspeitar que podem estar relacionados com problemas de saúde, é sempre aconselhável consultar o seu pediatra. Para ajudar o seu bebé a adormecer e manter-se a dormir, é crucial estabelecer uma rotina noturna relaxante (da qual, claro, os pais também irão beneficiar). Não se esqueça de abraçar e acariciar o seu bebé enquanto este adormece.

Alimentação e dentição no 9º mês de vida: dieta e cuidados bucais do recém-nascido

O nono mês de vida é também um período de mudança na nutrição. 

O desmame (ou seja, a transição de uma dieta estritamente láctea para uma dieta mais variada) está agora quase concluído e o bebé está pronto para comer alimentos ainda mais sólidos. É natural que a hora das refeições se torne um pouco mais agitada. O pequeno demostrará o entusiasmo de comer de forma independente e será um verdadeiro desafio manter tudo arrumado e limpo. É essência, no entanto, permitir que o recém-nascido experimente os novos alimentos e aprenda a levá-los à boca por conta própria.  

 

Mas quais são os alimentos que podem ser adicionados à dieta do bebé aos 9 meses? 

  • Fruta e legumes crus; 
  • Leguminosas, como feijão, ervilhas e lentilhas; 
  • Ovos. Mas atenção! Comece com algumas colheres de chá de gema de ovo (e só depois clara de ovo), rigorosamente sempre cozida, talvez esfarelada na sopa.  

O objetivo é habituar o bebé a novas texturas e novos sabores, bem como fornecer-lhe todos os nutrientes essenciais para o seu crescimento.  

É possível que comecem a aparecer mais dentes. Normalmente, os primeiros aparecem por volta do sexto mês de vida e depois continuam a nascer os seguintes. A dentição pode causar desconforto e irritabilidade. Por esta razão, mantenha mordedores e géis calmante à mão – estes ajudarão o recém-nascido a aliviar a dor.

Desenvolvimento psicomotor do recém-nascido aos 9 meses: exploração e movimento

Aos 9 meses, o recém-nascido começa a mostrar um forte desejo de explorar o mundo ao seu redor. Nesta idade, o recém-nascido move-se no espaço envolvente da forma que gosta, como um pequeno detetive que quer investigar cada canto da casa e cada objeto que aparece à sua frente: há os que rastejam sobre a barriga, os que se arrastam com o rabo, os que rebolam, os que começam a gatinhar ou já se levantam com ajuda de móveis ou adultos. Seja qual for a técnica adotada pelo seu filho, é definitivamente a melhor! 

Cada bebé tem o seu ritmo: se o seu ainda não gatinhar ou andar, não há problema. Aos 9 meses, as pernas ainda podem estar muito fracas para suportar o peso corporal, então o bebé pode preferir outra maneira de explorar o seu entorno. Não existe um “momento certo”. Por exemplo, há crianças que saltam a fase de gatinhar e passam diretamente para o próximo passo: andar.  

Este momento emocionante de exploração é também um lembrete para os pais sobre a importância de garantir um ambiente doméstico seguro. Nunca baixe a guarda: o seu filho adora explorar, mas, com razão, este desconhece completamente o perigo.

Brincadeiras para um bebé de 9 meses

Mesmo durante o nono mês de vida, e importante proporcionar ao seu bebé brincadeiras estimulantes e seguras. Quais são as mais adequadas para o desenvolvimento cognitivo e motor? 

  • Tapetes de brincar: oferecem uma superfície macia e segura para seguir em frente e dão à criança oportunidade de experimentar diferentes atividades, como espelhos, chocalhos e diferentes tecidos, que ajudam a desenvolver a coordenação olho-mão e a perceção tátil.  
  • Brinquedos que se movem: carrinhos de brinquedo ou animais que rolam são muito fascinantes e podem incentivar a criança a gatinhar (ou rastejar) para os seguir, estimulando a sua mobilidade e curiosidade. Não só isto, mas podem também ajudar a desenvolver uma compreensão da relação de causa e feito, uma vez que o pequeno descobre que pode fazer com que o objeto se mova se o empurrar ou puxar.  
  • Brinquedos com som e luz: a estimulação visual e auditiva é crucial nesta idade. Brinquedos que emitem melodias, sons da natureza ou luzes coloridas capturam a atenção do bebé. Estes brinquedos não só entretêm, mas também promovem o desenvolvimento das suas capacidades de audição e perceção visual.  

Finalmente, há um jogo simples, mas fascinante, que os bebés, mesmo aos 9 meses, costumam adorar: esconde-esconde. A criança adora a antecipação e surpresa de ver uma cara familiar desaparecer e reaparecer. Um jogo que não só o entretém, mas também ajuda a desenvolver uma compreensão da “permanência do objeto”, ou seja, o conceito de que as coisas continuam a existir mesmo quando não são visíveis.