Brincar é mais do que brincadeira
Com a bicicleta de equilíbrio eco, brincar é liberdade
Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança
A bicicleta sem pedais permite a criança desenvolver o seu equilíbrio e coordenação motora, envolvendo todo o seu corpo - os braços e mãos, que suportam e comandam o volante e as pernas e pés que que são apoio e força para avançar.
Ao andar na bicicleta, a criança desenvolve a força nas pernas, a coordenação bilateral (se ambos os lados do corpo) e o equilíbrio ao nível do tronco.
Andar de bicicleta se pedais favorece também o desenvolvimento de auto-confiança e da atenção e concentração.
Pode ainda ser um aliado divertido para muitas brincadeiras de faz-de-conta, qua estimulam o desenvolvimento da imaginação, da criatividade (na procura de soluções criativas para possíveis cenários imaginários) e da linguagem, pois o adulto pode ir alimentando a brincadeira imaginária com perguntas e sugerindo mais detalhes.
Análise psicológica
Quando a criança sobe para a sua bicicleta e toma comando do volante vai experienciar novas aventuras.
Com 18 meses, a criança gosta de explorar, experimentar, testar e dar se conta do que acontece. Ela começa a aperceber-se cada vez mais do movimento do seu corpo e com isso lhe permite alcançar os seus objetivos, seja passar por baixo de uma cadeira para apanhar um brinquedo, ou trepar uns degraus para chegar ao livro na prateleira.
A sua curiosidade leva-a mais longe. E quando se apercebe que consegue fazer algo sozinha, isso dá-lhe mais confiança para continuar a explorar e descobrir novos caminhos.
A bicicleta sem pedais adequa-se na perfeição a este desejo de movimento e curiosidade que vibram dentro da criança.
Andar de bicicleta permite à criança percorrer um caminho de uma forma diferente (com um elemento extra - o que constitui já por si um desafio para a criança) , de colocar o seu corpo em movimento apelando à força nos membros, ao equilíbrio no tronco e ao foco no objetivo - Como vou chegar até ali?
Oferece à criança uma experiência segura, estável e confortável para que possa iniciar a aprendizagem com confiança e sem medos. E com a presença de um adulto de referência para a criança, a experiência ainda se torna mais prazerosa!
Nunca é demais incentivar a prática de desporto e a utilização de maios de transporte amigos do ambiente, sensibilizando desde cedo as crianças para essas temáticas através do exemplo.
Sabia que...
- A confiança construída na relação adulto-criança constitui uma base segura para as aprendizagens e relações futuras da criança.
- Brincar na natureza dá mais oportunidades à criança de explorar livremente e desenvolver a sua criatividade.
Carolina Almeida Canto
Psicóloga