Brincar é mais do que brincadeira
Com o Cubo Mágico 2 em 1, brincar é explorar... E muito mais!
Áreas de desenvolvimento do brinquedo no bebé/criança
O cubo mágico promove o desenvolvimento cognitivo da criança e podemos identificar várias áreas - a área do pensamento simbólico, a área da linguagem e ainda a área da matemática.
Ao explorar os vários componentes do cubo a criança começa a adquirir noções simples e básicas de matemática, como a noção de maior ou menor quantidade (por exemplo: há mais formas geométricas e menos bolas).
Aos poucos a criança vai adquirindo estas noções de quantidade, ao mesmo tempo que é exposta a novas palavras, o que faz aumentar o seu vocabulário.
Ao nível motor a criança desenvolve a sua motricidade fina ao fazer o encaixe das formas geométricas e das bolas, assim como ao abrir as portas para colocar ou retirar as formas e as bolas.
A ação de martelar as bolas para dentro do cubo faz com que a criança desenvolva mais força nos membros superiores e também a sua coordenação olho-mão.
Análise psicológica
Este é um cubo mágico para explorar e imaginar!
Ao manusear os objetos a criança adquire um maior conhecimento sobre si e sobre os objetos em seu redor.
Ao explorar o cubo mágico, a criança com cerca de 16 meses começa a perceber como as coisas funcionam: quanta força tem que fazer para martelar, com agarrar no martelo para acertar na bola, qual a posição certa da sua mão para encaixar as formas e como usar os pequenos dedinhos para abrir as portas do cubo. Nessa fase o bebé aprende a resolver problemas de forma eficaz, através da exploração livre do brinquedo.
Próximo dos 2 anos é emergente o pensamento simbólico, ou seja a capacidade da criança representar mentalmente objetos não presentes e assim dar asas à sua imaginação. A criança está também preparada para expressar verbalmente, cada vez mais, as suas ideias e por isso, partilhar com os pares e com os adultos aquilo em que está a pensar.
O adulto pode estimular o pensamento simbólico da criança fazendo perguntas, como, "este cubo pode ser uma casa?" "ou um animal?".
Conversar com a criança, descrever as suas ações enquanto brinca e cantar sobre o que estão a fazer são algumas formas de promover o desenvolvimento da linguagem da criança.
Dicas de brincadeira
Fazer a contagem das formas e das bolas à medida que vão sendo colocadas ou retiradas do cubo. O adulto pode perguntar se há mais formas ou mais bolas.
Dessa forma, a criança vai ouvindo conceitos novos como mais e menos, cheio e vazio.
Podem ainda tentar empilhar as formas geométricas numa torre e atirar as bolas para derrubar a torre.
E se o martelo fosse um taco de golf? Conseguem bater na bola e fazê-la rolar?
E se o cubo fosse um animal fantástico que adora comer bolas e formas geométricas?
Que nome lhe dariam? E o que é que ele gosta de comer? A bola é uma maçã? O triângulo é um queijinho?
Podem ainda aproveitar as formas geométricas para um projeto de artes. Com um lápis desenhar o contorno da forma geométrica numa folha e depois acrescentar detalhes ou simplesmente pintar como mais gostam.
Carolina Almeida Canto
Psicóloga