In Attesa

Exercício durante a gravidez

Conselhos e planeamento para a realização de atividade física durante a gravidez

GRAVIDANZA

Até à uns anos atrás, o desporto na gravidez era algo visto com alguma apreensão, levando a que se reduzisse drasticamente a prática de exercício físico durante este período. No entanto, nos últimos anos, as indicações sobre atividade física e exercícios durante a gravidez, publicadas em todo o mundo, incentivam as mulheres a manter um estilo de vida ativo antes e depois do parto.

 

Como é que o corpo muda durante a gravidez e porque é que isso afeta a atividade motora

As mulheres grávidas deparam-se com um corpo que muda constantemente em termos de necessidades de energia, hormonas, peso, centro de gravidade e stress articular, o que pode expôr as articulações a um risco maior de trauma durante a gravidez. É por isso que exercícios de baixo impacto são frequentemente recomendados, incluindo natação, caminhada, ioga, exercícios leves, treino de postura ou, melhor ainda, cursos específicos de treino pré-parto. O sistema respiratório também muda durante a gravidez, sendo o diafragma empurrado para cima à medida que o útero cresce e, reduzindo assim a capacidade pulmonar e dificultando a compensação do exercício aeróbio.

Por tudo isto, é importante ter muito cuidado ao selecionar o tipo de treino e os exercícios a serem realizados durante a gravidez..

 

Diretrizes para exercícios durante a gravidez

Embora as evidências científicas apoiem ​​a atividade física regular de intensidade moderada para mulheres grávidas, os exercícios devem ser sempre realizados gradualmente e de maneira consistente de acordo com o próprio nível de preparação. De qualquer forma, o risco de eventos adversos deve ser eliminado por meio de pré-triagem para salvaguardar o bem-estar da mãe e da criança: os exercícios antes e depois do parto devem ser prescritos por pessoal médico especializado e, preferencialmente, realizados de acordo com as instruções fornecidas por pessoal qualificado.

Vejamos algumas instruções gerais que se deve ter em consideração:

● Em primeiro lugar, nunca deve exercitar ao ponto de exaustão ou falta de ar. Isto é um sinal de que o seu filho e o seu corpo não conseguem obter o oxigénio de que precisam.

● O treino de força deve concentrar-se no aumento da massa ​​muscular, especialmente para a parte superior do corpo e a área abdominal.

 

Conselhos úteis para a prática de exercício durante a gravidez

  • Use calçado confortável ​​que forneça suporte para o tornozelo e planta do pé
 
  • Faça pausas frequentes e beba muitos líquidos durante o treino
 
  • Evite fazer exercícios em clima extremamente quente
 
  • Evite o solo rochoso ou terreno instável ao correr ou andar de bicicleta; as suas articulações são menos estáveis ​​ao longo dos nove meses de gravidez
 
  • Certifique-se que faz exercícios que evitem sobrecarregar a parte inferior das costas
 
  • Durante o segundo e terceiro trimestres, evite exercícios que envolvam deitar-se de costas, pois isso reduz o fluxo de sangue para o útero
 
  • Inclua relaxamento e alongamento antes e depois do exercício físico
 
  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada com frutas, vegetais e  hidratos de carbono

 

Sobre o mesmo assunto

TEMPO DE ENTREGA
Entrega em 3 dias úteis e em 40% dos casos em 1 dia!
SATISFEITO OU REEMBOLSO
Portes grátis a partir de 30€. Se não estiver satisfeito, é realmente fácil fazer a devolução.
RECOMENDADO
95% dos clientes recomendariam comprar na Loja Online.