Gravidez

Calcular a data prevista do parto

Como calcular a data prevista do parto através da data do seu último ciclo menstrual. Descubra todas as dicas e conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

Calcolo-data-parto

É uma das perguntas mais frequentes que as mulheres fazem quando descobrem que estão grávidas: quando é que vai nascer? Como é que se calcula a data do parto? A data prevista do parto é calculada com base na data do último ciclo menstrual e existem vários métodos.

 

Como calcular a data prevista do parto

Biologicamente falando, a gravidez começa com a fertilização do óvulo. Uma vez que a data de quando isto ocorre é variável e imprevisível, o início da gravidez é tradicionalmente assumida desde o primeiro dia da última menstruação. O método mais simples para calcular a data prevista do parto é adicionar 9 meses e 7 dias ao primeiro dia da sua última menstruação.

Com caneta e papel: calcular a data à mão é um método laboral mas muito pessoal. É assim que se calcula:

- Numa folha de papel quadrada, desenhe 40 retângulos verticais, cada um com sete quadrados e com dois quadrados entre cada um (os 40 retângulos correspondem às 40 semanas de gravidez, que equivalem a 280 dias ou 10 meses lunares, 28 dias);

- O primeiro quadrado do primeiro retângulo corresponde ao primeiro dia da última menstruação;

- A partir daqui, conte 40 semanas: o último dia dessas 40 semanas é a data provável do seu parto.

Pode utilizar este calendário especial como um calendário da gravidez pessoal, tirando notas dos momentos mais importantes durante os nove meses.

 

Como identificar a “janela” da ovulação.

Quer saber quais foram os dias que (provavelmente) ovulou? Descubra com um simples quiz e leia “como calcular isto e quais os sintomas da ovulação”.

 

O ultrassom confirma

A idade gestacional do feto, e de acordo com a data estimada de nascimento, são confirmados através do ultrassom. A data é calculada através do scan do ultrassom que é realizada durante o primeiro trimestre da gravidez, e que se baseia no tamanho do feto. Se a idade sugerida pelo ultrassom diferir dos 7 dias da idade gestacional, a gravidez deverá ser revista, tendo isto em conta. Depois disto, o ultrassom é utilizado para monitorizar o crescimento do feto.

 

A data de nascimento é uma estimativa, mas não é exata!

Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais fiável será a data estimada. Por exemplo, se uma futura mãe tem um ciclo menstrual curto, menos de 28 dias, o nascimento vai ocorrer provavelmente mais cedo. Se o ciclo for mais de 28 dias, é provável que o bebe nasça mais tarde. Contudo, apenas 5% dos bebes nascem efetivamente no dia planeado. A gravidez é considerada completa entre a semana 37 e 47 da gestação.

Dado que não é possível ter a certeza sobre a data de nascimento, isto não deixa de ser muito importante, uma vez que possibilita que a futura mamã acompanhe o crescimento do bebé, prepare o nascimento e tenha a certeza que será feliz e positivo.

 

Calcular data de nascimento através da lua

De acordo com uma crença popular, a lua tem uma influência no parto. Muitos consideram que os dias de lua cheia são os mais favoráveis quando se trata do nascimento de uma criança. Contudo, enquanto as fases da lua têm comprovado que influenciam as marés, não existe nenhuma base científica entre o movimento da lua e a gravidez.

 

 

Sobre o mesmo assunto

TEMPO DE ENTREGA
Entrega em 3 dias úteis e em 40% dos casos em 1 dia!
SATISFEITO OU REEMBOLSO
Portes grátis a partir de 30€. Se não estiver satisfeito, é realmente fácil fazer a devolução.
RECOMENDADO
95% dos clientes recomendariam comprar na Loja Online.