A altura e o peso do feto podem dizer muito sobre a saúde e a aparência do seu bebé. Siga os conselhos do Observatório Chicco para medir o tamanho do feto.
Comprimento e peso, medindo o feto
Check-ups periódicos e exames de ultrassom: medir o feto permite que os futuros pais verifiquem se o bebé está a crescer normalmente e ajuda-os a conhecer o seu bebé.
Descobrir o comprimento e o peso do feto: um desejo comum
Durante a gravidez, é natural que os pais queiram saber se o bebé está a crescer normalmente, acompanhar as medidas do bebé e ver qual o seu aspeto. As consultas periódicas e check-ups servem exatamente para isso. O peso e comprimento do feto medido por ultrassom, são dois dos parâmetros que podem indicar que o seu bebé está a desenvolver-se corretamente.
Calcular medições fetais
Pelo menos duas Ecografias de rotina deverão ser realizadas durante a gravidez. A primeira, muitas vezes chamada de Ecografia obstétrica, é realizada até o final do primeiro trimestre e mede o comprimento cabeça-nádega (CCN), ou seja, a distância entre a cabeça e a nádega. Neste estágio, ainda não é possível medir o comprimento total do feto, por ele ainda estar enrolado. A partir da décima quarta semana, o segundo ultrassom pode ser realizado (ultrassonografia morfológica), que permite medir a extensão do feto da cabeça aos pés, assim como o comprimento do úmero e do fêmur.
Se quiser descobrir o comprimento fetal sem ter que esperar pela sua próxima ecografia, pode usar uma calculadora online, colocando o comprimento do fêmur conforme medido na última ecografia na calculadora. O comprimento fetal é aproximadamente 7 vezes maior que o do fêmur. O peso fetal é calculado usando a distância entre as orelhas - ou diâmetro biparietal - e a circunferência do abdômen. Em ambos os casos, os resultados são aproximados.