Em viagem

Como transportar um bebé no carro

Quando viaja com um bebé, tem de ter um cuidado especial para assegurar uma viagem segura e tranquila.

como-transportar-um-bebe--chicco-observatorio

A necessidade de transportar o bebé no carro surge logo na primeira viagem quando sai do hospital para regressar a casa. É essencial, portanto, organizar-se para assegurar que o carro tem os dispositivos de transporte mais adequados que proporcionem conforto e segurança ao recém-nascido e acompanham todas as fases do seu crescimento.

Porque escolher a alcofa para o transporte dos bebés

Para os bebés recém-nascidos, em alternativa às cadeiras auto, pode utilizar a alcofa. A alcofa é o modo de transporte mais seguro para os mais pequenos, pois permite mantê-los deitados.

É melhor deitados do que semi-sentados

Nas primeiras semanas de vida, a estrutura músculo-esquelética dos bebés, especialmente dos que têm baixo peso, é frágil e os bebés não conseguem segurar a cabeça: a posição semi-sentado pode provocar uma postura incorreta do bebé, que “se encolhe” na cadeira auto, dificultando a respiração, enquanto que a cabeça tende a mexer-se demasiado se não estiver bem amparada. Para evitar, é aconselhável usar a alcofa para transportar os bebés no carro, pois a alcofa assegura a posição deitada.

Como instalar a alcofa para bebés

As alcofas instalam-se no sentido transversal à marcha devendo ser fixadas ao carro com o kit de instalação homologado apropriado, sem o qual a cadeira não pode ser usada.

O bebé fica preso à alcofa através de um cinto abdominal, ou dos cintos de três pontos. Uma última sugestão importante quando transporta um bebé no carro: lembre-se de desativar o airbag.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação