Porque é bom usar o marsúpio

Transportar a criança no marsúpio, também conhecido por canguru, permite o contacto físico próximo, positivo para os pais, tranquilizante para o bebé e gratificante para ambos.

https://www.chicco.pt/dw/image/v2/BJJJ_PRD/on/demandware.static/-/Sites-Chicco-Portugal-Library/pt_PT/dwf3d1701e/site/13-Conselhos/Artigos/Em passeio/marsupio-para-estarem-mais-proximos1/marsupio-chicco-observatorio.jpg

Desde os primeiros meses de vida, pode escolher um canguru para transportar o seu bebé, um acessório que assegura o contacto físico constante e prolongado com a criança. Conheça algumas das razões pelas quais é bom transportar as crianças no canguru.

A importância do contacto físico

contacto físico entre a mãe e filho é importante para ambos, especialmente durante as primeiras semanas de vida, quando ambos sentem saudades da relação intensa que tinham durante a gravidez.

O uso do marsúpio tem efeitos positivos, imediatos e duradouros para a mãe. De facto, ela poderá cuidar do bebé em todos os momentos e desse modo reforçar a confiança em si própria como mãe e na sua capacidade de cuidar, compreender e satisfazer as necessidades do bebé.

Preciosa liberdade de movimentos

Transportar o bebé no marsúpio dá uma importante liberdade de movimento. Poderá movimentar-se de um quarto para o outro ou ir dar um passeio fora de casa sem demasiado esforço logístico e com a tranquilidade de ter sempre o bebé sob vigilância. Com o bebé no canguru até pode sentir-se tentada a fazer as tarefas domésticas.

Contudo, tenha cuidado: deve ser sempre uma prioridade absoluta garantir a segurança do bebé, evitando qualquer atividade que possa expô-lo a colisões ou outros acidentes domésticos.

O contacto também com o pai

Para o pai a utilização do marsúpio é uma oportunidade maravilhosa para ficar em estreito contacto com o bebé e para se conhecerem melhor mutuamente. O contacto precoce e prolongado do pai com o bebé, proporcionado pelo canguru, é uma ocasião importante para conhecer e iniciar um caminho de troca, que irá estimular o reconhecimento precoce do pai como figura importante e assim fomentar a criação do laço pai-filho.