Bem-estar e proteção

Exercício Pós-Parto

Indicações e planeamento do exercício físico pós-parto

POST_PARTO

Já teve o seu bebé e está ansiosa para retomar o exercício físico? Neste artigo vai encontrar algumas informações e conselhos úteis sobre como fazer exercício nesta fase, com dicas práticas de exercícios pós-parto e com um treino semanal adequado ao seu nível de condição física.

 

Quando deve começar a fazer exercício após o parto?

A sua primeira pergunta deverá ser qual o momento indicado para retomar a atividade física após o parto. O seu retorno à atividade física deve ser precedido por uma consulta médica de forma a avaliar o seu nível de aptidão física e familiaridade com os exercícios realizados, com especial atenção ao tipo de parto que teve e às mudanças fisiológicas decorrentes da gravidez. Mas, de um modo geral, é aconselhado que as mulheres retomem o exercício físico gradualmente.

 

Conselhos para realizar atividades físicas após a gravidez

Muitas das indicações sobre exercícios durante a gravidez permanecem válidas durante o período pós-parto. Isso inclui não treinar ao ponto de ficar sem fôlego ou exaustão e consultar um médico especialista ou treinador desportivo para ajudá-la a retomar os treinos de forma consistente e de acordo com o seu nível de condição física e familiaridade com os exercícios propostos. Outra importante questão a ter em conta durante este período é a nova carga psicológica inerente às tarefas e responsabilidades com as quais a mãe tem agora de lidar, que também podem afetar o seu bem-estar geral. Outros aspetos como a alteração no estilo de vida e rotinas diárias, mudanças hormonais e as alterações nos padrões de sono, devem também ser considerados.

Vejamos alguns conselhos práticos e gerais para uma correta abordagem ao desporto após o parto:

● Use calçado confortável que forneça suporte para o tornozelo e planta do pé.

● Faça pausas frequentes e beba muitos líquidos

● Evite fazer exercícios em clima extremamente quente

● Evite solo rochoso ou terreno instável ao correr ou andar de bicicleta; as suas articulações são menos estáveis durante a gravidez

● Inclua relaxamento e alongamento antes e depois da sua rotina de exercícios

● Mantenha uma dieta saudável com muitas frutas, vegetais e hidratos de carbono complexos.

 

 

 

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