Bem-estar e proteção

A ansiedade da separação nas crianças

A ansiedade da separação nas crianças surge por volta dos 8 meses de idade, conheça os conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

distacco

 

Ansiedade de separação

Por volta dos 8 meses de idade, os bebés aprendem a reconhecer as caras das pessoas que cuidam deles. Consequentemente, as pessoas que não conhecem assustam-nos e tornam-se estranhos. 

Para além do medo de estranhos, nesta idade os bebés desenvolvem também uma ansiedade quando são separados das pessoas que lhes são familiares, em particular da mãe com quem estabeleceram uma ligação única e um laço emocional forte através dos afetos e do vínculo da amamentação.

Nestes casos, os bebés sofrem de ansiedade de separação em sentem que nunca mais vão ver a mãe e que foram abandonados- mesmo que a mãe apenas se tenha deslocado para outra divisória da casa.

Nesta fase, pode tornar-se difícil deixar o bebé com outras pessoas mesmo que por poucas horas, em particular para as mães. Mas é algo necessário: para ajudar os bebés a ultrapassarem a ansiedade que sentem quando são separados das mães, para ajudá-los a desenvolverem a capacidade de adaptação, e para a se habituarem a passar tempo com outras pessoas além dos pais.

A melhor forma de ajudar os bebés a lidarem com a separação de forma calma é estabelecer um equilíbrio entre a sua autonomia e a sua capacidade de adaptação: se uma criança é demasiado ansiosa e demonstra uma sensação de sofrimento duradouro, pode não estar preparada para tolerar ser separada da figura materna.

Quando após um momento de separação, os mais pequenos são tranquilizados por outro adulto e depois param de chorar, aprendem que depois de um sentimento de perda, são capazes de se levantar e começarem a explorar novamente, mesmo sem a mãe estar presente.

 

 

Sobre o mesmo assunto

TEMPO DE ENTREGA
Entrega em 3 dias úteis e em 40% dos casos em 1 dia!
SATISFEITO OU REEMBOLSO
Portes grátis a partir de 30€. Se não estiver satisfeito, é realmente fácil fazer a devolução.
RECOMENDADO
95% dos clientes recomendariam comprar na Loja Online.