Bem-estar e proteção

Arranjar tempo para o casal: como fazer?

Dicas práticas para conciliar a paternidade sem perder de vista a vida em casal.

tempo per la coppia

Quantas vezes já leu que nos primeiros meses após o nascimento de um filho deve adaptar-se às mudanças porque de dois passaram a três ou quatro? Quantas vezes já lhe disseram para não esquecer que para além de pais são também um casal? Estamos familiarizados com estes concelhos, mas colocá-los em prática não é fácil, por isso, deixamos algumas dicas que podem ser úteis para aprender a reservar tempo para si e para o seu parceiro.

 

Arranje tempo para si e peça ajuda a pessoas em quem confia

Antes de mais, lembre-se que é possível que um dos pais ainda não esteja pronto para se separar, mesmo que por algumas horas do filho. Nestes casos, não vale a pena forçar. O mesmo se passa para escolher com quem deixá-lo. Pode aproveitar a preciosa ajuda dos avós, parentes ou amas, mas devem ser pessoas em quem confia, para não correr o risco de estar num restaurantes ou em viajem e querer voltar para casa.

 

Escolha o momento certo para estarem juntos

Partilhar: Devem enfrentar as mudanças juntos. Evite sentir-se em competição para encontrar uma nova cumplicidade, como por exemplo, decidirem sair juntos e deixar o bebé em casa. Normalmente é mais fácil se a saída for um compromisso que não pode ser adiado (prevalece o sentido de dever). Se a decisão for partilhada, é mais fácil de fazer acontecer. Comece por sair para celebrar um aniversário, e passado algum tempo, comece a sair em dias normais apenas pelo prazer de estarem juntos.

 

Reservar um tempo para fazerem o que gostam

Encorajar e apoiar mutuamente o outro, é o terceiro conselho que temos para si, para que todos possam encontrar algum tempo para se dedicar a si mesmos. Seja no cabeleireiro ou no campo de futebol, sabemos que os momentos de lazer permitem voltar para a família com as energias renovadas e com maior vontade e entusiasmo de passar tempo a dois, para não perder a proximidade física.

 

A importância de deixar espaço para o diálogo

Por fim, o diálogo é algo que não pode faltar. Uma boa comunicação esclarece mal-entendidos, permite partilhar emoções ou preocupações que, se não forem contadas, podem causar atritos no futuro da relação. Às vezes, mesmo um pequeno detalhe pode transformar-se numa discussão que retira energia e diminui o humor.

Para as crianças é essencial que os pais se deem bem e, como já dizia Winnicott no início dos anos 1900, não perfeitos, mas bons o suficiente, para que eles também o sejam.

Outros usuários também viram ...

Sobre o mesmo assunto

TEMPO DE ENTREGA
Entrega em 3 dias úteis e em 40% dos casos em 1 dia!
SATISFEITO OU REEMBOLSO
Portes grátis a partir de 30€. Se não estiver satisfeito, é realmente fácil fazer a devolução.
RECOMENDADO
95% dos clientes recomendariam comprar na Loja Online.