Bem-estar e proteção

Segurança em Casa para Bebés

Como prevenir o risco de acidentes em casa

casa in sicurezza

O objetivo: uma casa pronta para o bebé

A casa pode ocultar um conjunto de perigos passíveis de serem prevenidos: quedas acidentais, queimaduras e envenenamento são dos mais frequentes. Tornar a casa segura e adequada para um bebé é a primeira coisa que os novos pais têm de assegurar, prestando atenção a riscos ocultos e tomando as precauções necessárias logo desde o início. Existem no mercado diversos acessórios que auxiliam nesta tarefa.

Em alerta logo desde o nascimento

A partir do momento em que entra em casa, o bebé nunca pode ser deixado sozinho, sobre a cama, no muda fraldas, no sofá, na cadeirinha ou no banho. É importante não lhe dar brinquedos com peças pequenas, que pode engolir acidentalmente, e não ter por perto chupetas ou brinquedos com cordões que se possam envolver acidentalmente em redor do seu pescoço.

Alerta vermelho: agora gatinham

Antes de começarem a gatinhar, a primeira coisa a fazer é tapar todas as tomadas elétricas e impedir o acesso a substâncias perigosas como detergentes, medicamentos e substâncias venenosas. Há à venda coberturas para tomadas elétricas e bloqueios para portas próprios para impedir explorações perigosas. Outros passos importantes é instalar barreiras no início de escadas, tornar seguras as janelas e as varandas e impedir-lhes o acesso ao fogão.

Quando caminham, são pequenos exploradores

Com cerca de um ano de idade, o seu bebé começa a permanecer ereto e a explorar todos os cantos da casa. É importante satisfazer a sua curiosidade, mas de forma protegida. Para tornar a casa pronta e segura para o seu bebé: proteja os cantos à altura da sua cabeça e as tomadas elétricas mais altas; fixe os tapetes ao chão; não deixe ao seu alcance fósforos, isqueiros, álcool, líquidos inflamáveis ou facas; não deixe o ferro ligado sem vigilância; e preste atenção a pequenos artigos pela casa como sacos, telemóveis, controlos remotos e chaves. Mas a lista de medidas de segurança a tomar para o proteger nunca é suficiente. O melhor conselho é nunca reduzir a vigilância. 

Também lhe pode interessar

Termómetro Digi Baby

Rosa

€ 5,99

Termómetro Digital Pediátrico Retal

PERVINCA

€ 8,69

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação