Amamentação

Esterilização: um ato de proteção

Se forem utilizados meios artificiais para a alimentação, a esterilização dos biberões representa uma importante precaução de higiene para a saúde do bebé.

sterilizzazione

A esterilização dos biberões é essencial

Desde o nascimento até ao desmame, a higiene do seu bebé é fundamental, especialmente se a alimentação for efetuada através de meios artificiais. A amamentação evita todos os riscos de contaminação do leite associada à manipulação e uso de dispositivos de alimentação; por outro lado, a alimentação com biberões significa que tem de prestar extrema atenção à limpeza de todos esses dispositivos.

Esterilização significa proteção

O sistema imunitário do seu bebé só ficará completamente maduro 6 meses após o nascimento, pelo que, até lá, não terá condições para combater microrganismos nocivos. É exatamente por isto que é essencial esterilizar recipientes, tetinas, peças dos biberões e os próprios biberões para proteger o seu bebé. Quando transfere leite líquido para o biberão ou prepara leite em pó, é importante manter a sua higiene, pousando as tetinas e os instrumentos de medição sobre superfícies limpas.

A esterilização é segura quer seja feita a quente ou a frio

A esterilização pode ser feita quer a quente quer a frio. O método a quente utiliza água a ferver, aquecida e vaporizada através de uma resistência elétrica ou sistema de micro-ondas. É basicamente uma versão mais tecnológica do que ferver o material numa panela, numa forma tradicional. O tempo de esterilização varia entre 5 a 15 minutos, no caso dos modelos elétricos, e alguns minutos nos modelos de microondas. A esterilização a frio pressupõe o uso de desinfetantes na forma líquida ou de comprimidos, deliberadamente  concebidos para serem seguros e bem tolerados pelos bebés.

Esterilizador de biberões: uma escolha completamente pessoal

Como deve escolher um esterilizador de biberões? Tendo em conta que a eficácia em termos de higiene é comparável, tudo dependerá essencialmente das necessidades pessoais: encontram-se à venda vários modelos, para utilização em micro-ondas ou desinfeção a frio. Os fatores habituais que condicionam a decisão são a capacidade, o tempo, o custo e a praticabilidade.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação