Amamentação

Como lavar e esterilizar os biberões

Limpar e esterilizar os biberões é muito importante para a saúde do seu bebé.

sterilizzazione

Descubra os diferentes métodos para esterilizar um biberão e obtenha sempre um alto nível de higiene, com os conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

Desde o nascimento até ao desmame, a higiene do bebé é fundamental, especialmente quando se alimenta através de meios artificiais. Enquanto que a amamentação assegura um elevado nível de segurança, em termos de higiene, dar de biberão pelo contrário requer máxima atenção no que toca à limpeza dos vários elementos.

Como esterilizar?

·         Quando terminar a alimentação do bebé, abra a garrafa e lave todas as partes com sabão natural e com água corrente. Para facilitar a limpeza, recomendamos usar um biberão com base removível de forma a limpar cuidadosamente o leite residual.

·         Coloque todos os elementos dentro de um esterilizador quente ou utilize uma solução fria.

·         Cumpra o ciclo como indicado nas instruções de utilização.

·         Ao utilizar, lave bem as mãos, retire o biberão e as suas partes do esterilizador, evitando tocar na ponta da tetina, e coloque diretamente no tampo da cozinha.

Métodos de esterilização

A esterilização pode ser feita através do quente ou frio. O método do quente utiliza água a ferver, aquecida e a vapor através de um esterilizador elétrico ou microondas. O tempo necessário para esterilizar varia entre os 5-15 minutos, para os modelos elétricos, e alguns minutos para o microondas. São semelhantes ao método clássico de aquecer a água numa panela mas são muito mais rápidos e práticos, especialmente quando é necessário repetir o processo frequentemente e para muitos biberões e produtos (bombas tira-leite, jarros e chupetas). Esterilização a frio envolve usar líquido ou desinfetante, desenvolvidos especificamente para serem seguros e toleráveis pelo bebé. Contudo, este método requer mais tempo.

Até quando é necessário?

Durante os primeiros seis meses de vida, o sistema imunitário não está totalmente desenvolvido, por isso é necessário estar atento a todos os objetos com os quais o bebé tem contacto. No período entre os 0-6 meses, os pediatras recomendam esterilizar tudo: biberões, tetinas, acessórios e brinquedos. Depois dos seis meses de idade, pode reduzir gradualmente a frequência da esterilização.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação