Amamentação

Alimentação no Aleitamento: aconselhamento alimentar

Durante a amamentação, a alimentação correta é importante para assegurar o bem-estar da mãe: dicas e conselhos dos especialistas do Observatório Chicco.

Alimentazione in allattamento

Alimentação durante o aleitamento

Durante a amamentação, a alimentação da mãe é essencial para o seu bem-estar geral.

Alimentação durante o aleitamento: o importante é que seja variada e equilibrada

Agora que está a amamentar, tem de prestar mais atenção à sua alimentação, que deve ser variada e incorporar todos os nutrientes: uma quantidade saudável de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Durante o aleitamento, deve consumir mais cerca de 500 calorias por dia, o que pode ser conseguido com uma pequena porção adicional de alimentos.

O que comer durante o aleitamento

O consumo regular de carne, peixe, produtos lácteos, cereais, legumes, fruta e vegetais assegura que as recentes mamãs recebem todos os nutrientes que necessitam para manter um nível energético ótimo. A carne, peixe e produtos lácteos são ricos em minerais e vitaminas, sendo também uma excelente fonte de proteínas e lípidos. A fruta, vegetais, legumes e cereais fornecem carboidratos e satisfazem os requisitos em termos de fibras, vitaminas e oligoelementos. Óleos vegetais crus, como o azeite virgem extra, completam o panorama nutricional, representando uma excelente fonte de benéficos ácidos gordos e vitamina E. Uma alimentação vegetariana não representa um problema, embora uma dieta vegan possa causar um défice de vitamina B12 no leite materno, que a mãe deverá tomar sob a forma de suplemento.

Alimentos, bebidas e aleitamento: a importância da água  

Beber líquidos durante o dia é essencial durante a amamentação, em resposta a uma sensação de sede natural: as mamãs devem beber quando têm sede ou quando verificam que a sua urina está concentrada ou é limitada.  A água é a melhor bebida para a hidratação: constitui 80% do leite, regula o equilíbrio hidroeletrolítico e ajuda a eliminar as toxinas. Sumos de vegetais ou vegetais acabados de triturar são também uma boa alternativa. No entanto, os sumos de fruta devem ser consumidos com moderação, mesmo os que não contêm açúcar adicionado.

Devem ser evitados alguns alimentos durante o aleitamento?

Não existem alimentos proibidos durante o aleitamento (como o alho, cebola, brócolos), também porque os bebés se habituam aos sabores e às especiarias quando estão no ventre. Quanto mais variada for a alimentação da mãe, maior será a experiência em termos de sabores para o bebé. A alimentação faz também parte da cultura, pelo que a aceitação dos hábitos alimentares traduz-se no respeito pela cultura da pessoa. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, e as que contêm estimulantes, como a cafeína, devem ser consumidas com moderação. 

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