Visto-me sozinho!

Crescer também significa querer e ser capaz de escolher.

Visto-me sozinho!

O caminho para a autonomia é uma etapa fisiológica do desenvolvimento das crianças. À medida que a criança cresce, mostra a sua personalidade dia após dia e fá-lo reivindicando o desejo de fazer sozinha, mesmo nas situações mais simples da vida quotidiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolho sozinha a minha roupa

Um dos sinais mais claros de autonomia é a vontade que a criança tem de se vestir sozinha. Geralmente a partir dos três anos de idade, as crianças começam a rejeitar a roupa escolhida pela mãe e querem decidir o que vestir para se sentirem confortáveis de acordo com o que pensam ser a sua verdadeira natureza. Por vezes, a rejeição reveste a forma de reivindicações estranhas, como vestir um casaco extremamente leve no inverno ou peças de conjuntos diferentes, que não condizem nada. Discussões cansativas sobre o que a criança deve levar para a escola são frequentes todas as manhãs, afetando a boa disposição de todos os membros da família.

 

Escolhemos juntos!

Um conselho útil é escolher a roupa na véspera transformando a seleção da roupa a usar num momento de diversão que, ao mesmo tempo, dá responsabilidades à criança, ajudando-a a planear o que vai vestir com base no estado do tempo e nas necessidades do dia seguinte. Deste modo, aprenderá a planear também outro aspeto do seu dia-a-dia e atividades futuras.

Pode, por exemplo, ver a previsão do tempo juntamente com a criança e pensar nas atividades do dia seguinte para escolher a roupa mais adequada. Pode orientá-la discretamente nas suas escolhas, mas dar-lhe liberdade para expressar os seus desejos e gostos pessoais. É a única forma de ela aprender a avaliar, julgar e decidir tal como os crescidos.