O bebé limpinho: sugestões para a higiene quotidiana do bebé

Especialmente nos primeiros dias de vida, a higiene quotidiana do bebé é motivo de apreensão para muitos pais. No entanto, basta ter alguns cuidados básicos para tornar agradável e calma a hora da higiene. O melhor momento é, sem dúvida, depois do banho, quando o bebé está mais descansado e tranquilo.

O bebé está limpinho!

Como limpar os ouvidos do bebé

É importante limpar os ouvidos com frequência, mais de uma vez por semana, utilizando um cotonete, de preferência com proteção de segurança, devendo limitar a limpeza à parte exterior, a nível do pavilhão auditivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como limpar os olhos do bebé

Pode limpar os olhos com uma gaze esterilizada embebida em soro fisiológico.

 

Como e quando cortar as unhas ao bebé

Corte as unhas com frequência, evitando assim que o bebé se arranhe. É importante utilizar uma tesoura pequena e apropriada, com ponta redonda, ou uma lima de unhas. Para evitar que as unhas encravem, deve cortá-las em forma reta. Opte por cortar as unhas do bebé quando este estiver calmo ou enquanto dorme.

 

Como limpar o nariz do bebé

O nariz também precisa de um cuidado especial, pois a boa respiração favorece uma amamentação tranquila e um sono sereno. Utilize soro fisiológico para lavar delicadamente uma, e depois a outra, narina.

 

Higiene bucal, quando começar

Para completar a higiene diária, não esqueça a higiene bucal, mesmo se o bebé ainda for pequenino e não tiver dentes. Pode limpar as gengivas depois da refeição com um gel gengival específico para desinfetar a boca.