Quando o nariz do bebé está entupido

Libertar o nariz do excesso de muco permite obter uma respiração normal, um sono descansado e uma atitude descontraída relativamente à comida.

Quando o nariz do bebé está entupido

As constipações são frequentes nos bebés e crianças, sendo causadas por variações de temperatura, ou, muito frequentemente, pelos vírus com que contactam nas salas de creche ou ambientes fechados.

De qualquer modo, a fim de acalmar as constipações, deve ajudar o bebé a limpar o nariz entupido para assegurar uma respiração correta, para que possa dormir calmamente e alimentar-se sem qualquer dificuldade.

 

 

 

 

 

Soro fisiológico e aspirador nasal

Os bebés não conseguem assoar o nariz sozinhos. É essencial, portanto, ajudá-los a limpar o nariz do muco em excesso, para poderem respirar bem, mamar ou alimentar-se com o biberão sem qualquer dificuldade. Para isso, os pais têm dois aliados imprescindíveis: as embalagens esterilizadas de soro fisiológico e os aspiradores nasais.

O soro fisiológico, suave e respeitador da mucosa nasal, amolece o muco e estimula a sua expulsão, enquanto a utilização cuidadosa dos aspiradores ajuda a desentupir o nariz de forma suave. O aspirador nasal é um objeto muito pessoal e não deve ser partilhado com outros bebés.

A utilização do aspirador nasal, em particular, para eliminar o muco em excesso acumulado no nariz das crianças, permite prevenir o risco de patologias mais graves: as bactérias e vírus presentes no muco podem chegar facilmente aos ouvidos ou à garganta das crianças, provocando sinusites, otites ou outras infeções.

Ao utilizar o soro fisiológico ou o aspirador nasal, o bebé consegue respirar facilmente e não corre o risco de sofrer qualquer problema causado pela proliferação de germes e bactérias nas vias respiratórias.

 

Aspiração sim, mas sem exageros

A aspiração do muco é uma ação muito desagradável para as crianças, especialmente para os mais crescidos. Portanto é fundamental tentar prepará-las para esta operação com calma e serenidade, escolhendo um local confortável e uma posição relaxante. Se possível, tente não forçar a criança.