Dormir com a barriga de grávida

Como dormir bem, apesar da barriga de grávida. Algumas sugestões para dormir bem apesar da barriga e das alterações que decorrem no final da gravidez.

Observatório Chicco - Como dormir bem, apesar da barriga de grávida

Dormir bem é fundamental para o bem-estar da futura mãe durante a gravidez.

Contudo, muitas vezes algumas alterações, como a necessidade de urinar frequentemente, os movimentos do bebé cada vez mais pronunciados, as alterações hormonais e sobretudo as dores de costas frequentes, acabam por afetar a qualidade do sono.

 



 

 

 

Leia as nossas sugestões para dormir bem com a sua barriga de grávida.

 

Encontre uma posição mais confortável

Sob o ponto de vista científico, a posição recomendada durante o sono é ficar deitada de lado, de preferência virada para o lado esquerdo, com os joelhos ligeiramente dobrados.
Esta posição reduz o inchaço e a retenção de líquidos, evitando que o peso do feto faça pressão sobre os órgãos internos e os vasos sanguíneos.

Utilize uma almofada específica

O uso de uma almofada especialmente concebida para o efeito pode ser um bom aliado para dormir bem durante a gravidez.
As almofadas de gravidez são de facto concebidas para apoiar todo o corpo da mãe, ajudando a evitar dores de costas. Além disso, como incentivam a posição deitada de lado, melhoram a qualidade do sono.
Mais concretamente, as almofadas de gravidez, por apoiarem os joelhos e os tornozelos, favorecem o alinhamento com as ancas, evitando dores e inflamações do nervo ciático, ao mesmo tempo que asseguram o máximo conforto.
A escolha de uma almofada modular poderá satisfazer as necessidades de diferentes apoios que se alteram com o crescimento da barriga. Ao mesmo tempo poderá ajudar a encontrar o conforto de que a futura mãe precisa para dormir bem durante todo o tempo da gravidez.