Testemunhos

Testemunhos sobre o projeto.

“Este projeto consiste em selecionar um hospital diferente a cada ano, e equipar os serviços de Neonatologia, dotando os mesmos de equipamento moderno e que permita aumentar o número de vagas nestes serviços, muitas vezes com pouca capacidade face às necessidades da população. Quando iniciamos o projeto não foi fácil num primeiro momento decidir que tipo de ajuda poderíamos disponibilizar e a quem. Apenas tínhamos muito claro que deveríamos adotar uma iniciativa que conjugasse os nossos esforços e meios e pudesse abranger um número alargado de crianças. A ajuda aos Hospitais pediátricos ou maternidades foi a nossa opção. O nascimento de um bebé é o momento mais significativo na vida de uma família e este sentimento e valor são iguais para todos. É esta a força da natureza que nos queríamos associar e sobretudo a possibilidade de salvar estas vidas é um valor de extrema importância para nós.”

Lucia Rodrigues, Directora Geral Artsana Portugal e Brasil

2006 - Hospital D. Estefânia

 

Contexto: “Esta unidade tem 16 postos, com 8 de cuidados intensivos e 8 de intermédios. É muito importante que se passe de um para o outro nas melhores condições. Os equipamentos têm evoluido bastante e em Novembro de 2006, a Chicco ofereceu e equipou com materiais muito bons e modernos na totalidade uma das salas intermédios. Ficámos muito satisfeitos como profissionais por esta oferta mas o principal beneficiário é o paciente. Com este equipamento estamos confortáveis. É moderno e não estamos aquém dos nossos pares.”

 

Campanha: “Este é o exemplo de bom mecenato. A Chicco sempre teve um papel, sem protagonismo, e equipou-nos com material muito valioso, que há custa do Estado seria difícil ter e acima de tudo beneficia o utente principal que são as crianças.” 

Dr. Luís Pereira da Silva

 

 

2007 - Hospital Júlio Diniz

 

Contexto:  “Esta unidade serve de apoio a períodos de curta duração , casos sociais, mães que não têm apoio para cuidar dos filhos, ao plano nacional de vacinações, apoio directo materno, etc,…Os recursos que a Chicco nos deu facilitou mais o nosso trabalho, muito a nível de fototerapia e equipamentos para observar os bebés que já tiveram alta e que recorrem aos nosso serviços. Ou seja é um trabalho contínuo de acompanhamento dos bebés  e no qual procuramos apoiar sempre as mães que estão num período mais fragilizado.”

 

Campanha:  “A perspectiva que a Chicco nos deu de centralizar este serviço, criar uma sala onde são feitas vacinações, observar as crianças, realizar testes auditivos, aos bebés que tiveram alta, serviram para rentabilizar recursos humanos e materiais e a tornar a actividade mais lucrativa. Estas intervenções dão saúde aos nosso bebés e criam uma geração mais saúdável e melhor para o futuro.” 

 

Dr. Pombeiro Veloso

 

Utentes: Pais Adónias Castro e Alice Cruz – bebé Mia

 

Contexto: “Tivemos dificuldades de início na gravidez e desde que a Mia nasceu tem havido todo o complemtento possível.”

 

Testemunho da campanha: “Estas iniciativas são extremamente positivas. Neste caso é uma mais-valia muito positiva. São necessárias acções assim. Excelente é  a melhor palavra que podemos usar. Acaba por dar muito apoio e carinho à criança e aos pais, que olham com um certo prazer para os filhos que nascem e precisam e que são acarinhados desta forma.”  

 

2008 - Maternidade Bissaya Barreto 

 

Contexto:  “O nosso equipamento trouxe melhor prestação de melhores cuidados e melhores resultados aos bebés preamturos que aqui tratamos. Os ventiladores oferecidos foram fundamentias para melhorar a capacidade de resposta. Atendemos os bebés com maior qualidade e sentimo-nos mais gratificados com o que fazemos. O novo rescuscitador neo-natal que a Chicco nos ofereceu permite fazer uma reanimação neo natal mais suave e eficaz e o transporte dos bebés da sala de parto até à Unidade de Cuidadoa Intensivo é muito melhor, os bebés chegam em melhores condições à unidade.”

 

Campanha: “Foi uma grande mudança no nosso trabalho e permitiu cuidar e melhorar os cuidados dos nosso bebés. Estamos muito agradecidos à Chicco pela oferta que nos fez  que permitu trabalhar melhor e prestar melhores cuidados aos bebés prematuros da nossa zona. E os bebés também estão muito agradecidos (sorriso!”     

 

Dra. Fátima Negrão

 

Utente: Sara Bento – mãe de Guilherme

 

Apresentação: “Vivo a 180 kms daqui mas o hospital onde estava não tinha capacidade de resposta para o Guilherme. Não tinha ideia que havia tantos prematuros a nascer! Na zona de Lisboa não havia vagas porque havia muuios prematuros a nascer e o Guilherme teve de ser transferido. Ele precisa de cuidados especiais e estamos aqui a ver se ele cresce.”

 

Campanha: “Este tipo de campanhas é muito importante. Nunca pensei que fosse necessitar e quando vemos campanhas às vezes pensamos: será que os equipamentos vão chegar aos locais certos?  Aqui estão sem dúvida! É bom testemunhar acções destas porque depois já sabemos e estamos preparados para as divulgar e participar porque é realmente necessário e é uma grande ajuda.” 

 

  

2009-2010 - Hospital de Santa Maria 

 

Contexto: “A Chicco ofereceu 8 monitores que libertaram os mais antigos e que foram aproveitados para outra unidade. Permitiu melhorar a parte das incubadoras com uma nova incubadora - topo de gama - e o ventilador de alta frequência veio numa óptima altura. Melhorou a qualidade de vigilância e modalidades terapêuticas, que também precisávamos e a Chicco ofereceu-nos a possibilidade de escolher os equipamentos dos quais estávamos mais carentes.”

 

Campanha: “A doação da Chicco foi de uma importância muito significativa porque nos permitiu renovar todos os monitores para vigilância dos recém-nascidos prematuros e doentes. No dia da entrega dos equipamentos disse e volto a referir: para o bebé é preciso ter sorte todos os dias, mas para nós é preciso ter sorte um dia por ano em relação ao serviço, equipamento e obras…De facto a Chicco apareceu nesse ano e foi a nossa sorte. O dia em que a Campanha Chicco dá vida chegou, foi o nosso dia de sorte. Nos tempos adversos que passamos, uma empresa poder dispor e contribuir com alguns recursos, favorecer a qualidade das unidades a crianças gravemente doentes, é de facto um acto grande de solidariedade e que merece todo o nosso apreço.”

 

Dr. Carlos Moniz

 

Utente – Sandra Ferreira – mãe de trigémeos prematuros – Martim Mariana e Diogo

 

Contexto: Os trigémeos Martim, Diogo e Mariana nasceram com 26 semanas.

 

Testemunho da campanha: “Temos de viver um dia de cada vez. Às vezes eles dão “2 passsinhos” outras retrocedem mas uma acção como esta ajuda e é essencial. Eu sou apenas uma das beneficiárias. Isto não tem preço. É uma campanha muito nobre e de louvar. O que a Chicco fez é muito bom e deveriam existir mais campanhas assim.”      

 

 

2011 - Hospital de Faro 

 

Contexto: “A nossa unidade de cuidados intensivos neo natal e única no Algarve. Os bebés que tratamos são prematuros e precisam de monitorizaçao profunda e os que tínhamos estavam a perder funções. Os ventiladores foram muito importantes porque dão para todas as nossas necessidades para já. O Hospital não tinha capacidade de renovar tudo por isso foi uma ajuda muito importante. A capacidade de resposta é melhor e mais moderna.” 

 

Campanha: “O contribuito que a Chicco fez foi muito importante, mais ainda nesta altura de crise que estamos a atravessar. As empresas devem ter todo o sentido em fazer uma inciativa como esta e de apoiar.”

 

Dra Maria José Castro

 

 

Utente: Laura Romão – mãe de João

 

Contexto: João nasceu prematuro de 26 semanas.

 

Campanha: “Este tipo de campanhas é muito importante. Ter materiais novos e modernos é muito bom para as equipas que podem trabalhar com maior qualidade. Como mães sentimo-nos mais confiantes.”