Conversa com Papás

Todo o ano.

file

 

A Chicco sabe que os momentos que acompanham a chegada do seu bebé são únicos, mas que trazem também muitas dúvidas. Por isso, decidiu organizar um espaço em que muitas das questões serão antecipadas e esclarecidas. Desta forma, os futuros papás têm a oportunidade de assistir a Sessões de Preparação para o Nascimento dadas por especialistas, em algumas lojas da Chicco.


Estas aulas destinam-se a preparar os participantes para que este momento seja uma época de cumplicidade natural e imediata. Existem alterações físicas e emocionais que importa simplificar e é possível que surjam alguns receios ou dificuldades. Assim, através do Observatório Chicco, a marca recolheu os conhecimentos e a experiência de pais e especialistas sobre a matéria e, nestes momentos, pretende partilhá-los com aqueles que vão iniciar esta experiência.


As temáticas abordadas concentram-se no aleitamento natural, cuidados do recém-nascido e a preparação do enxoval da mamã e do bebé.

No primeiro tema, é dada ênfase aos seus benefícios, estratégias de prevenção de complicações mamárias e como actuar, as posturas correctas de amamentação, entre outros aspectos, sendo estes fundamentais para a qualidade e duração deste período. No entanto, e não esquecendo as mães e pais que apresentam dificuldades e/ou impedimentos neste período, as aulas de Preparação para o Nascimento procuram igualmente ensinar e corresponder a estas mesmas necessidades, abordando inclusive o tema do aleitamento artificial.

Já na temática dos cuidados do recém-nascido, procuramos elucidar e desenvolver as principais competências para cuidar do bebé, como sejam o banho, a muda da fralda e o tratamento do cordão umbilical.

A temática da Mala da Mãe e do Bebé visa facilitar a tarefa dos papás na preparação do enxoval para a mãe e para o bebé (gravidez, nascimento e regresso a casa).

 

 

Conheça aqui as próximas sessões e horários.

 

Conversas sobre " Massagem Infantil"

Todo o ano.

file

 

Desde a vida intra-uterina que o bebé passa por experiências de contacto, que lhe proporcionam carinho e segurança. Quando nasce, ele está dependente de alguém para a satisfação das suas necessidades, principalmente as biológicas e afectivas. Para além disto, os primeiros momentos com o bebé são momentos de adaptação para todos, com novos papéis a serem desempenhados.

Inerente a este processo está a relação precoce que é estabelecida com os cuidadores: o pai e a mãe. O toque é uma forma poderosa de interacção familiar, contribuindo para a comunicação e fortalecimento emocional. Pode ser considerada como uma ferramenta necessária à adaptação do bebé ao “novo” mundo, pois ele é submetido a diversas situações de stress, desde o nascimento e durante o seu crescimento.


É através do contacto pele com pele que pais e filhos se encontram com exclusividade, sendo possível transmitir confiança e segurança, e chegar a um entendimento mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida. Assim, pode-se considerar que a massagem é um momento único de partilha, proximidade e cumplicidade.

Para além da comunicação que se estabelece entre o bebé e quem lhe faz a massagem, o toque é o primeiro sentido desenvolvido pelos recém-nascidos e uma das formas privilegiadas de estimular o desenvolvimento. 


O toque tem surgido como tendo efeitos benéficos quer psicológicos quer físicos. Promove a saúde e o desenvolvimento dos bebés, e estimula a relação pais-bebés, salientando as emoções necessárias para o bebé se sentir seguro e confiante. É uma forma poderosa de comunicação, que ajuda a fortalecer os laços emocionais dos pais com o bebé, aproximando-os. Assim, a massagem do bebé promove um suporte social e oportunidades de promoção de saúde.