Viajar em segurança

Deve-se utilizar sempre cadeiras auto, mesmo para as viagens de carro mais curtas.

file

A cadeira auto é a forma mais segura de transportar a criança e tem de ser utilizada em conformidade com a lei, mesmo para uma viagem curta, mesmo se estiver com pressa e mesmo se a criança não quiser. 

Muitos pais desistem quando a criança se queixa ou faz birra, porque não se quer sentar na cadeira auto, e confiam na sua condução segura. No entanto, o risco de colisões traseiras, travagens bruscas e curvas perigosas está acima da vontade e das precauções dos pais.

Deste modo, não ponha a criança ao colo pensando que é a melhor proteção: em caso de acidente, não conseguirá segurá-la e as consequências podem ser muito graves.

Pare o carro se a criança chorar ou tiver de ser alimentada ou mudada. Não remova os cintos de segurança, nem mesmo temporariamente, e não retire a criança da cadeira. 

A cadeira auto tem de ser sempre apertada e utilizada corretamente. Recomende este comportamento também aos avós e familiares que, de vez em quando, levam a criança. Os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo, apertando os cintos de segurança.