O sapato certo para o pé da criança

O calçado desempenha um papel importante no desenvolvimento fisiológico dos pés, pelo que devemos escolhê-lo com cuidado

file

Os pés têm um papel essencial no desenvolvimento das crianças, sendo muito mais do que um mero apoio da posição ereta. Deste modo, os primeiros anos de vida são um momento importante para a prevenção de problemas nos pés durante a vida adulta. Por este motivo, logo que o bebé começar a gatinhar e a dar os primeiros passos, é essencial usar sapatos que respeitem o desenvolvimento fisiológico dos pés.

Se ao nascer, o pé tem uma função puramente sensorial, à medida que os meses passam, surge a função fundamental de equilíbrio e de desenvolvimento motor. 

Deste modo, quando o bebé começar a gatinhar, devemos verificar se o sapato é leve, se tem uma sola macia que seja especialmente flexível nos pontos certos, de modo a não dificultar os movimentos do pé.

Quando a criança der os seus primeiros passos hesitantes, devemos escolher o sapato com algum cuidado: é necessário um sapato flexível para não comprimir o pé, ligeiramente estruturado no calcanhar para proporcionar estabilidade ao seu equilíbrio ainda precário e leve para não dificultar os movimentos. É neste momento que a criança aprende gradualmente a dinâmica da marcha.

E é precisamente através do exercício da marcha que o pé recebe o seu primeiro estímulo na planta, fortalecendo os músculos e desencadeando a correta formação do arco plantar.

Deste modo, em cada fase do crescimento, tem de haver um calçado adequado: macio, flexível, leve, com uma palmilha estimulante e a proporção certa para dar estabilidade ao pequeno explorador que, dia após dia, está cada vez mais envolvido na conquista do Mundo.