Liberdade de movimentos

Durante os primeiros meses de vida, o bebé precisa de experimentar com a máxima liberdade as suas capacidades motoras em evolução.

file

Os meses passam rapidamente e dia após dia o bebé presenteia-nos com novas emoções. Agora, já não passa o seu tempo apenas entre refeições e longas sestas, também adora surpreender-nos com sorrisos e brincadeiras divertidas. Revela-se curioso para com o ambiente que o rodeia e, graças aos seus movimentos com melhor coordenação, levanta e move a cabeça, foca-se nos bonecos e tenta alcançá-los com as mãos para os agarrar. Gosta de sair da cama para ver o que está a acontecer à sua volta sem qualquer obstáculo: devemos colocá-lo num tapete macio e colorido que lhe permita observar o ambiente à sua volta e, acima de tudo, testar os seus progressos motores em liberdade.

De facto, ao passo que se recomenda a posição supina (de barriga para cima) durante a sesta, quando o bebé está acordado e nas suas primeiras brincadeiras convém colocá-lo de barriga para baixo porque esta posição permite-lhe fortalecer os músculos do pescoço e dos braços, bem como evitar uma constante pressão sobre a cabeça. Passo a passo, o bebé faz as suas primeiras tentativas de rebolar de barriga para baixo para barriga para cima e vice-versa, para depois gatinhar e alcançar objetos que despertam o seu interesse. 

Devemos dar-lhe a ferramenta certa: um tapete repleto de estímulos, colorido com bonecos e rocas, possivelmente com efeitos luminosos e sonoros, que acompanhe as suas primeiras brincadeiras com melodias simples.

O bebé pode brincar na posição supina com os brinquedos suspensos que podem ser deslocados para criar cenários sempre diferentes. Como alternativa, de barriga para baixo, pode tentar alcançar pequenos animais e figuras que estejam escondidos para serem encontrados, tocados ou apertados, produzindo um som. O seu progresso irá incentivá-lo a tentar novas experiências no tapete, o pequeno mundo colorido onde, impulsionado pela curiosidade e suportado pelas suas novas capacidades, o bebé poderá aperfeiçoar as suas capacidades sensoriais, cognitivas e motoras.