Brincar para crescer

Brincar é uma atividade importante que permite ao bebé conhecer-se a ele próprio e ao mundo, bem como desenvolver novas capacidades.

file

Brincar não é apenas um entretenimento, é o "trabalho do bebé", um trabalho agradável e gratificante que o envolve profundamente, que aplica as suas energias e recursos, que o estimula a adquirir e a reforçar uma série de novas capacidades.

Além disso, é a primeira e principal ocasião para construir a sua personalidade, explorar a relação com ele próprio, com as suas emoções e com o ambiente social à sua volta.

O bebé começa a brincar até mesmo antes de nascer, quando o seu mundo está focado na exploração do seu próprio corpo e na descoberta de si próprio e dos outros; progressivamente, a brincadeira alarga-se graças à interação com o mundo exterior e à presença de objetos que são explorados e manuseados pelo bebé, aprendendo assim a brincar.

É por este motivo que os brinquedos desempenham um papel importante e são uma ferramenta de crescimento essencial. Deste modo, devem ser escolhidos com cuidado e ser sempre adequados para as fases do desenvolvimento físico, cognitivo e motor do bebé.