Banho e mimos

O banho diário, especialmente durante os primeiros meses de vida, é um momento de mimos e descontração tanto para a mãe como para o bebé.

file

O banho do bebé não só é um momento dedicado à limpeza e higiene como é também um momento reservado aos mimos, à relação e ao contacto com a mãe, bem como uma ocasião para o bebé se familiarizar com a água.

A hora do banho tem um efeito relaxante e pode ser uma excelente forma de motivar o sono. Pode ser tomado ao fim da tarde, antes da última refeição.

Verifique sempre a temperatura da água com um termómetro adequado: não deve exceder os 36-37 graus, enquanto a temperatura ambiente deve ser de aproximadamente 23 graus para que o bebé não sinta frio. Antes de começar a lavá-lo, deixe-o familiarizar-se com a água, embalando-o delicadamente, fale com ele e partilhe o prazer desse momento.

Utilize produtos específicos para lavar o bebé, adequados para a sua pele delicada, sem sabão nem tensioativos de tipo SLES. No início, pode utilizar o mesmo produto para o corpo e para o cabelo, específico para a pele do bebé, delicado, calmante e hidratante com um pH que não irrita os olhos.

Prepare tudo o que precisa; é importante nunca deixar o bebé sozinho na banheira nem no vestidor.

Após o banho, agasalhe-o de imediato com um roupão ou uma toalha de banho quadrada, que é mais confortável para o bebé.

Seque a sua pele, com pancadinhas sem esfregar. Utilize regularmente produtos emolientes, nutrientes ou hidratantes, formulados para a pele delicada das crianças. E porque não terminar o processo com algumas gotas de uma água de colónia leve.